Pesquisa

Pesquisa

Os pesquisadores associados à Econature realizam atividades científicas com a devida licença dos Centros de Pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e frequentemente, em parceria com profissionais vinculados a instituições públicas de pesquisa.

Todos os projetos são criteriosamente planejados para contribuir significativamente com o maior conhecimento regional a cerca das espécies alvo dos estudos, bem como, à qualificação técnica dos profissionais e estudantes que integram as equipes de pesquisa.

Por meio desse processo, as etapas de implantação e desenvolvimento dos projetos de pesquisa podem ser acompanhadas por alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, através de visitas técnicas monitoradas. As atividades práticas são certificadas pela Econature e servem como carga horária para a  complementação de disciplinas curriculares em contrapartida ao apoio operacional prestado pelos participantes, estabelecendo assim, um modelo construtivo e diferenciado em campo, subsidiando ações de conservação e manejo em vida livre (in situ) ou em cativeiro (ex situ).

 

Abaixo o resumo de alguns projetos de pesquisa coordenados por pesquisadores da Econature:

1. Diversidade e Biologia Reprodutiva de Anfíbios em uma Área de Mata Atlântica em Iporanga-SP;

2. Levantamento dos Répteis da Reserva Betary, Iporanga-SP; 

3. Levantamento da Mastofauna (mamíferos) com Uso de Armadilha Fotográfica na Área da Reserva Betary em Iporanga-SP; 

4. Levantamento da Herpetofauna (anfíbios e répteis) do Parque Estadual do Juquery, São Paulo-SP;

5. Levantamento de Herpetofauna nas áreas naturais do município de Guarulhos-SP;