Levantamento da Mastofauna com Uso de Armadilha Fotográfica na Área da Reserva Betary em Iporanga - SP.

Resumo:

A Mata Atlântica constitui um importante centro de diversidade e endemismo da região Neotropical e uma área excepcional quanto à concentração de biodiversidade. A diversidade de mamíferos do Brasil é uma das maiores do mundo, atualmente totalizando 652 espécies, sendo que mais de 20% são endêmicas desse bioma. A mastofauna desempenha papel fundamental na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, entretanto, o status de conservação dos mamíferos indica que aproximadamente 68,9% das espécies ameaçadas de extinção ocorrem na Mata Atlântica. Na Reserva Betary, localizada no município de Iporanga – São Paulo/SP, realizou-se um levantamento de mamíferos terrestres de médio e grande porte com o uso de armadilha fotográfica (Trap Cam). A pesquisa foi desenvolvida em 2008 uma área com aproximadamente 197. 648,14 M2, totalizando um esforço amostral de 4,6 meses de estudo. O levantamento permitiu traçar um quadro inicial da diversidade de mamíferos na Reserva Betary, visto que, nessa região, considerada de extrema importância biológica à conservação de mamíferos na Mata Atlântica, ainda existe carência de dados publicados sobre esse grupo faunístico. Ao término da pesquisa foram registras 5 ordens, 10 famílias e 12 gêneros, representando 12 espécies nativas e uma espécie exótica de mamíferos.
Em comparação com a área do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR e outras Unidades de Conservação próximas, a área de estudo foi considerada de extrema importância biológica para a conservação de mamíferos, inclusive, em decorrência do expressivo número de espécies ameaçadas de extinção identificadas durante o trabalho, espécies citadas nas listagens estadual, nacional e internacional.

Caracterização da área de estudo:

A Reserva Betary é uma Unidade de Conservação Particular com 60 hectares situada no Bioma Mata Atlântica entre as coordenadas geográficas 24º35'16"S; 48º37'44"W, município de Iporanga, Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

A posição geográfica da reserva funciona estratégicamente como elo de continuidade entre a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar (Zona Tampão) e outras Unidades de Conservação do Vale do Ribeira. O local se caracteriza como um corredor remanescente com expressiva heterogeneidade ambiental que propicia habitat e serve de área de transito para a fauna residente nos remanescentes através da interligação com Áreas de Proteção Permanente (APPs) e outras áreas naturais, tal como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), posicionado a aproximadamente 2 km de distância a nordeste.

A Reserva Betary abriga em sua áre o Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB), reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O CEB foi criado com o propósito de desenvolver pesquisas científicas e estudos sobre biodiversidade e subsidiar ações conservacionistas na região da Mata Atlântica, além de promover a divulgação do bioma junto à sociedade e outras instituições, incentivando a conservação dos seres vivos e seus habitats.

Objetivo do Projeto:

Realizar o levantamento das espécies de mamíferos terrestres de médio e grande porte na área da Reserva Batary pelo emprego predominante de armadilha fotográfica (trap cam).

Objetivos específicos:

1. Obter a confirmação da presença de mamíferos terrestres de médio e grande porte na área de estudo;
2. Identificar possíveis espécies da mastofauna ameaçadas de extinção;
3. Classificar a área de estudo quanto à riqueza de espécies e a importância para a conservação;