Caracterização da área de estudo

O município de Guarulhos esta localizado a noroeste da Região Metropolitana de São Paulo, no domínio do Bioma de Mata Atlântica, denominado regionalmente de Floresta Cantareira, Mata Planaltina ou de Transição. Com o crescimento da população e a expansão industrial a vegetação foi bastante alterada, porém cerca de 30% da área do minicípio é de remanescentes florestais que ainda abrigam uma grande diversidade de espécies. Para a amostragem inicial do presente projeto foram selecionados dois locais diferenciados em relação a intensidade e tipo de uso, tratando-se o Bosque Maia de local que recebe forte pressão antrópica (ações humanas) e a Reserva Burle Marx/Horto Municípal de Guarulhos, uma área natural bem preservada e com baixo nível de impacto ambiental.

O Bosque Maia é um parque urbano localizado na região central do município, é usualmente frequentado pelos munícipes para a prática de esportes e para caminhadas, apresenta uma cobertura vegetal de árvores nativas e exóticas, possue também nascentes, cursos de água e um lago.

A Reserva Biológica Burle Marx/Horto Municipal de Guarulhos, criada através da lei 3.703/90, esta localizada na região periférica do município, trata-se de uma área de preservação permanetnte, com a finalidade de preservar as espécies da fauna e flora, bem como, possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental. A área que também abriga o Horto Municipal de Guarulhos conta com viveiros de mudas que abastecem os projetos de reflorestamento, enriquecimento vegetal e paisagísticos do município. 

Objetivos do Projeto:

1. Determinar as espécies de répteis e anfíbios que ocorrem na área;
2. Relacionar as espécies com os diferentes ambientes onde foram encontradas;
3. Realizar trabalhos de educação ambiental na áre do projeto;
4. Divulgar os resultados obtidos através de palestras, artigos e publicações impressas;

Métodos de Estudo:

1. Procura visual;
2. Procura auditiva;
3. Encontros ocasionais;
4. Armadilha de interceptação e queda (pittfal);

Instituições envolvidas: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Coleção Herpetológica do Instituto Butantan, Secretária do Meio Ambiente de Guarulhos, Zoológico Municípal de Guarulhos.

Observação: O presente projeto de pesquisa iniciou-se após a definição do Termo de Parceria Técnica firmado entre a Econature e a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, sendo que, o principal objetivo da parceria está voltado ao levantamento de fauna nas áreas naturais do município, bem como, a adoção de ações educativas voltadas ao ensino e pesquisa. 

Os resultados deste projeto foram obtidos durante dois anos de pesquisas e geraram dados significativos para a ampliação do número de espécies constantes na "Lista das Espécies da Fauna com Ocorrência no Município de Guarulhos", tratando-se um documento de caráter consultivo e oficial (público).