Caracterização da área de estudo:

O Parque Estadual do Juquery foi criado em 05 de junho de 1993 pelo Decreto Estadual nº 36.859. Possui uma área de 1.927 hectares inserida na porção noroeste da região metropolitana de São Paulo, localiza-se entre as coordenadas geográficas 23º20'58"S; 46º41'33"O ao sopé da Serra da Cantareira, faz limites como Rio Juquery, Rio Criciúma e o Reservatório Paulo de Paiva Castro, nos municípios de Franco da Rocha e Caieiras.

Essa Unidades de Conservação Integral se trata de um área natural de notável beleza localizada no domínio da Mata Atlântica e coberta predominantemente pelo único remanescente de “ilhas” de cerrado na região metropolitana de São Paulo. A vegetação encontra-se em estágios sucessionais médio e avançado de regeneração e forma um típico mosaico de cerrado (strictu sensu), matas de fundo de vale e campo cerrado distribuído por toda a área do parque, ocupando altitudes de até 250m.

O Parque Estadual do Juquery possui interligação por meio de corredor ecológico com o Parque Estadual da Serra da Cantareira que representa um importantíssimo fragmento da Floresta Ombrófila Densa da Mata Atlântica, servindo de refúgio para a fauna regional, além de exercer um papel fundamental da alta umidade e controle da temperatura à região da Grande São Paulo. O local do presente estudo também compõe as Áreas de Proteção Ambiental do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, constituindo-se em uma área que integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Objetivos do Projeto:

1. Determinar as espécies de répteis e anfíbios que ocorrem na área de estudo;
2. Relacionar as espécies com os diferentes ambientes onde foram registradas;
3. Contribuir com os resultados do presente estudo para o desenvolvimento do futuro plano de manejo do parque;
4. Utilizar a área do projeto para a realização de atividades educacionais, técnicas e científicas;
5. Promover a divulgações dos resultados através de cursos, palestras, publicações e materiais impressos;

Métodos de Estudo:

1. Procura visual;
2. Procura auditiva;
3. Encontros ocasionais;
4. Armadilhas de interceptação e queda (pittfal);

Instituições envolvidas: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), Museu de Zoologia da UNICAMP e Instituto Florestal do Estado de São Paulo.