Caracterização da área de estudo:

A Reserva Betary é uma Unidade de Conservação Particular com 60 hectares posicionada no domínio da Mata Atlântica e coberta predominantemente por Floresta Ombrófila Densa Submontana em estágios sucessionais médio e avançado de regeneração natural. Situa-se entre as coordenadas geográficas 24º35'16"S; 48º37'44"W, município de Iporanga, Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

A posição geográfica da reserva funciona estratégicamente como elo de continuidade entre a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar (Zona Tampão) e outras Unidades de Conservação do Vale do Ribeira. O local se caracteriza como um corredor remanescente com expressiva heterogeneidade ambiental que propicia habitat e serve de área de transito para a fauna residente nos remanescentes através da interligação com Áreas de Proteção Permanente (APPs) e outras áreas naturais, tal como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), posicionado a aproximadamente 12 km de distância a nordeste.

A Reserva Betary abriga em sua áre o Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB), reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O CEB foi criado com o propósito de desenvolver pesquisas científicas e estudos sobre biodiversidade e subsidiar ações conservacionistas na região da Mata Atlântica, além de promover a divulgação do bioma junto à sociedade e outras instituições, incentivando a conservação dos seres vivos e seus habitats.

Objetivos do Projeto:

1. Realizar o invetário das espécies de répteis que ocorrem na área;
2. Relacionar as espécies com os ambientes onde foram encontradas;
3. Contribuir com os resultados para um maior conhecimento da distribuição geográfica dos répteis da Mata Atlântica;
4. Divulgar os resultados obtidos através de palestras, artigos e publicações impressas.

Métodos de Estudo:

1. Procura visual;
2. Encontros ocasionais;
3. Armadilha de interceptação e queda (pittfal);
4. Procura de carro;

Instituições envolvidas: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB), Museu Biológico do Instituto Butantan (MIB), Coleções Herpetológicas do Instituto Butantan e Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).