Caracterização da área de estudo:
A Reserva Betary é uma Unidade de Conservação Particular com 60 hectares posicionada no domínio da Mata Atlântica e coberta predominantemente por Floresta Ombrófila Densa Submontana em estágios sucessionais médio e avançado de regeneração natural. Situa-se entre as coordenadas geográficas 24º35'16"S; 48º37'44"W, município de Iporanga, Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.
A posição geográfica da reserva funciona estratégicamente como elo de continuidade entre a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar (Zona Tampão) e outras Unidades de Conservação do Vale do Ribeira. O local se caracteriza como um corredor remanescente com expressiva heterogeneidade ambiental que propicia habitat e serve de área de transito para a fauna residente nos remanescentes através da interligação com Áreas de Proteção Permanente (APPs) e outras áreas naturais, tal como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), posicionado a aproximadamente 12 km de distância a nordeste.
A Reserva Betary abriga em sua áre o Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB), reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O CEB foi criado com o propósito de desenvolver pesquisas científicas e estudos sobre biodiversidade e subsidiar ações conservacionistas na região da Mata Atlântica, além de promover a divulgação do bioma junto à sociedade e outras instituições, incentivando a conservação dos seres vivos e seus habitats.
Objetivos do Projeto:
1. Realizar um inventário de espécies de anfíbios em uma área de Mata Atlântica preservada e nunca amostrada;
2. Realizar estudos de biologia reprodutiva de algumas espécies que podem ser encontradas na área amostral;
Métodos de estudo:
1. Procura visual;
2. Procura auditiva;
3. Armadilhas de interceptação e queda (pittfal);
Instituições envolvidas: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB), Museu Biológico do Instituto Butantan (MIB) e Museu de Zoologia da UNICAMP.